sexta-feira, 22 de novembro de 2013

O melhor dos meus dias #2


Tendo em conta a avaliação ridícula a que os professores contratados foram sujeitos esta semana, o melhor dos meus dias esta semana foi mesmo já não exercer a função de docente.

Nunca pensei que fosse afirmar isto assim tão cruamente, ser professora é algo que me define, não só enquanto profissional mas enquanto pessoa.
Ser professora de filosofia com tudo o que isso implica sempre foi o melhor dos meus dias, e só não me custou mais abdicar desta profissão visto que a substitui por outra que se transformou no melhor dos meus dias, ser mãe. Além disso continuo ligada à educação e indiscutivelmente à filosofia pois sinto-a presente em tudo o que faço no meu atual emprego. Se sempre achei que poderia contribuir de alguma forma enquanto professora de filosofia para um futuro mais risonho de uma nação, agora a educação ambiental preenche-me de uma forma muito mais holística, pois sinto que posso contribuir para um melhor futuro do planeta. Continuo a tentar operar uma mudança de valores e nada melhor que a educação para isso. E isto é filosofia!

Não sou contra a avaliação dos professores, sou aliás muito a favor deste tal exame, desde que o mesmo obedecesse a uma estrutura que respeitasse a avaliação não só de conhecimentos científicos assim como a aquisição de competências pedagógicas e tão ou mais importante, humanas. Sou a favor de uma avaliação justa, gratuita e imparcial, ou seja, todos devem ser avaliados e não só os professores contratados, garanto que se assim fosse muitas vagas surgiriam dentro das escolas. Há profissões em que o tempo e a experiência são superados pelo entusiasmo, a criatividade, a vontade e o esforço de fazer o melhor, e ser professor é uma delas!

1 comentário: