sexta-feira, 17 de maio de 2013

Saudades da Filosofia!

Sei que este texto, só os loucos que como eu dedicaram parte da sua vida a estudar outros loucos, vão entender, porque ninguém com um grau de lucidez aceitável tem saudades de nada que tenha a ver com filosofia. Eu tenho e muitas! Agora já nem sequer sou professora desta disciplina, se bem que sê-lo não mantinha a relação próxima que sempre tive com a filosofia, que aquilo que se estuda no secundário lamento dizer-vos nem pseudo filosofia é, são coisitas da vida, por assim dizer…

Sinto falta de mergulhar numa imensidão de existencialismo em forma de palavras, livros e livros com tanta letrinha pequenina para ler, ai que saudades!

Ando a pensar nas próximas férias, entre fraldas e travessuras (nome do blog de uma amiga minha que vale muito a pena ler: http://fraldaoutravessura.blogspot.pt/ ) limpar o pó a algumas relíquias que para lá andam nas minhas estantes. Agora a verdadeira questão é: será que ainda me restam neurónios com inteligência suficiente para perceber um Heidegger? É muito difícil quando se nasce cego, quando se nunca conheceu nada a não ser a penumbra e a escuridão, conseguir abrir os olhos e abraçar a luz. Mas é bem pior quando se faz o caminho inverso, quando já se teve os olhos abertos, quando já se viveu entre as 7 cores do arco-íris e depois por opção (por estupidez) se passou a usar óculos escuros e a ver tudo a preto e branco. Como me deixei cegar, eu que sempre vi tudo com tanta clareza?! A saudade da filosofia é esta necessidade que tenho de me evadir desta realidade tão redutora, de crises financeiras e problemazinhos tão concretos que já me chateia ver a treta do telejornal. O país está mergulhado num abismo tão absurdo qual Sísifo a empurrar eternamente a rocha até ao cimo da montanha. Here we go again…

1 comentário:

  1. O Martin Heidegger??? Com a "coisidade" da coisa??? Esse tipo partiu-me a cabeça em Filosofia do Espaço, cadeira que tive na universidade! Ainda me consegui safar, porque gostava de Filosofia, mas um Kant é anos-luz mais fácil de engolir do que um Heidegger... :s
    Ah, e obrigada pela recomendação de leitura do "Fralda ou travessura"! Também gosto muito de ler o teu!

    ResponderEliminar